Coaching, Consultoria e Mentoria para Negócios: Descubra a diferença!


Está com dificuldade para atrair mais clientes? Construir a sua audiência?
Alavancar a sua estrutura e o seu negócio Digital?

Nesse artigo eu vou explicar para você a diferença entre Coaching, Consultoria e Mentoria para Negócios.




COACH


Há um tempo atrás na internet tivemos uma explosão de coaches, um boom dos coaches, mas você sabe o que é coach e para que ele serve?

Eu sou coach desde fevereiro de 2014 e de lá para cá venho atuando muito bem nessa área e resolvi me especializar em Mulheres.

  • Mas o que que é um coaching?


Eu gosto de dizer que o coach é um especialista em perguntas. Sim, o coach ajuda você a atingir um objetivo.

  • Como ele te ajuda a atingir o seu objetivo?


Ressaltando, descobrindo, potencializando, capacidades, habilidades e conhecimentos que você já tem!

 
Nesse caso, ao longo do processo do Coaching, o Coach vai ajudar você Coachee a chegar no seu objetivo de forma mais rápida e mais assertiva usando tudo o que você tem a seu favor e da melhor forma possível. 


  • Duração


Esse processo pode variar de 8, 10 a 12 sessões, normalmente sendo 01 sessão semanal.

De forma algum o coach ele vai te dizer o que você deve fazer,mas ele vai te orientar para você construir o seu melhor caminho com as ferramentas que você já tem, sem ficar se preocupando em criar fórmulas mirabolantes e aí sim, você chegará no seu objetivo de uma forma mais realizada e fortalecida.


Então você pode utilizar o processo de coaching se você tem questões como:

  1. Alavancar a carreira, 
  2. Se você quer ter um relacionamento, 
  3. Uma saúde melhor,
  4. Um corpo melhor,
  5. Melhorar o desempenho da sua equipe
  6. Melhorar sua autoestima e por aí vai...
Você irá encontrar diversas especificações de coach,mas me deixa te contar um segredinho.


Coach é coach e ponto!

O que diferencia Coach de carreira, de um Coach empresarial, de um Coach de  emagrecimento, de uma Coach de mulheres e tudo mais, são as experiências pessoais de cada profissional e que, ao longo desses processos pessoais e dos atendimentos realizados nós vamos identificando a nossa história pessoal com aquilo no qual somos verdadeiramente bons e  então usamos todo esse seu conhecimento para otimizar o processo dos nossos clientes.

Isso não quer dizer que um Coach de emagrecimento não poderá te ajudar na autoestima você entendeu?

Ele vai utilizar toda sua experiência na formação somado com a sua
experiência nos atendimentos e então ele irá construir um novo nicho porque ele consegue potencializar os resultados dos seus clientes. Então lembre-se coach é coach, simples assim!




"Precisa aumentar suas vendas, nossa o seu suporte da empresa está terrível, terceirizei o marketing e está dando tudo errado. O que que eu faço?"


CONSULTOR


Bom, nesse caso eu te recomendo um Consultor! O consultor é aquele profissional do qual você contrata, explica para ele o seu problema, o que você quer atingir, qual é o seu objetivo e aí o que ele vai fazer?

  • O que ele faz?

Ele vai lançar um diagnóstico sobre toda sua operação, vai identificar as possíveis causas da sua dificuldade e do seu problema e então ele vai te dar a solução pronta:  "Faça isso!"

O consultor ele é especialista em resolver problemas, em apagar incêndios.

Você tem um problema específico e passa para o Consultor, ele analisa todo o processo da operação seja ele na parte de venda a entrega de produtos, suporte, atendimentos, o que for, ele vai identificar e te dar as soluções e recomendações do que você deve fazer e corrigir. 

Ele já te dá a solução pronta! Bem melhor nesse caso né?

  • Recomendação

Mas para isso acontecer é melhor que você tenha indicações. Sim, eu recomendo que você pergunte para amigos, veja na internet se essa empresa está bem avaliada para que você se sinta segura se realmente esse consultor é especializado para atender a sua necessidade e resolver o seu problema.

Procure saber também as experiências anteriores, avaliações nas redes sociais, depoimentos de clientes, tudo isso fará a diferença!





MENTOR


E por último deixamos a mentoria. Por quê? Porque você que trabalha utilizando a internet já deve ter visto que hoje em dia existe mentoria para tudo.

  • O que é uma Mentoria?

Uma mentoria nada mais é de que um profissional que já chegou onde você almeja, muitas vezes até já tem um pouco mais de idade (mas calma que depois eu explico isso um pouco melhor!), ele já está em uma posição que você deseja alcançar e aí o que que ele vai te dar? Ele vai te dar orientações,  ele vai te dar toda a base que você precisa para crescer e se desenvolver, não só no seu mercado mas também pessoal, sim.

O mentor vai te dar dicas de leitura, recomendações, vai te orientar em conflitos e questões diferentes do consultor que resolve um problema específico, o mentor ele te ajuda a traçar uma trajetória.

Apesar da aparente semelhança entre o mentor e o coach existe uma diferença.No processo de coaching é trabalhado um objetivo definido enquanto o mentor  vai te ajudar a traçar a tua trajetória de sucesso ou trajetória de carreira profissional.

Hoje em dia você vai encontrar mentores que, são pessoas que já passaram pela mesma situação que você e que talvez tenham a mesma idade que você e não sejam tão velhos assim.  Mas eu vou explicar por que isso acontece...

Você que trabalha na internet já percebeu que é tudo muito rápido, as coisas mudam muito rápido e que talvez você não precisa ter passado muito tempo para já ter atingido seu resultado e ai, de acordo com a sua experiência, que pode ter sido bem intensa,  dar uma mentoria.

Então sem preconceito se você encontrar alguma mentora na internet mais nova do que você, talvez essa pessoa já tenha decidido trabalhar com internet há mais tempo e por isso ela está apta para lhe orientar da forma como você deve conduzir a sua trajetória profissional.


Revisando:


O Coach te ajuda a chegar no objetivo, o consultor de ajuda a resolver um problema  e um mentor te ajuda nessa trajetória de vida!


Mas agora vou falar de uma coisa que as pessoas confundem um pouco e vale muito a pena esclarecer nesse artigo.

Com a questão dos produtos digitais você encontra a questão da comunidade e do Suporte.

Essa dica agora é bônus pra você!

A comunidade é onde você vai encontrar pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades que você e que talvez estejam alguns passos adiante ou alguns passos atrás na trajetória ,mas que estão vivendo as mesmas experiências.

  • COMUNIDADE

O que é legal de uma comunidade, é que você muitas vezes quando tem dúvida, precisando de um apoio e incentivo. Nessa comunidade você pode encontrar isso e é muito comum para quem quer trabalhar no marketing digital, porque talvez o seu entorno (seus amigos e familiares) tenha dificuldade de te entender e apoiar enquanto nessas comunidades você encontra isso e consegue ter aquele gás de continuar.


  • SUPORTE

Outra questão é o suporte. Quando você adquire um curso pela internet, um produto digital, você tem um suporte. Esse suporte serve para esclarecimento de dúvidas a respeito do produto digital, do curso, da hospedagem, do domínio e coisas do tipo.

Lembre-se sempre de que aquela pessoa que está no suporte ela está para
resolver aquela questão daquele determinado assunto, então por favor, quando você for no suporte não fica  viajando na maionese, pergunte as  informações de que necessita saber quanto ao produto ou serviço.

O Suporte vai te dar todo o apoio ou, como mesmo o nome diz, suporte para você utilizar aquela ferramenta, aquele curso e depois a partir daí fica por sua conta e risco!

Vale muito a pena sim você investir em Cursos, vale a pena você investir em comunidades, isso é muito importante para você que deseja crescer e atingir os seus objetivos. Mas quando você quiser contratar um profissional, lembre se de suas três questões o Coach te direciona, o consultor apaga o teu incêndio e um mentor te guia para a Vida.

Para você que se interessou em realizar alguma mentoria eu tenho uma excelente dica para você!

Quando decidimos empreender temos a vontade de conquistar a nossa liberdade financeira, emocional e geográfica correto? Só que ainda vejo muitas empreendedoras realizando serviços que não gostam, fazendo ações estratégicas que particularmente não se identificam mas fazem porque o mercado diz que tem que ser assim, trabalham demais e acabam tendo pouco tempo para os seus filhos quando na  verdade só começaram a empreender para passar mais tempo com eles e uma infinidade de outras coisas.

Se você deseja construir um negócio com significado sem ferir sua essência e seus valores e ter a liberdade financeira e emocional que deseja, clique aqui e saiba mais informações sobre a Mentoria Negócio Em Movimento.

Gostou desse artigo? Você já sabia dessas três diferenças? Então deixe aqui nos comentários o que você achou .


Nenhum comentário

Postar um comentário